segunda-feira, março 05, 2007

Pro dia nascer feliz... pro mundo inteiro acordar e a gente dormir...

Sábado fui assistir o filme "Pro dia nascer feliz" do João Jardim (co-diretor do também ótimo documentário "Janela da Alma" uma poesia dedicada ao olhar), documentário que fala sobre o sistema educacional e sobre jovens.
Sai do cinema extremamente tocada pelo tom sombrio que senti em todas as falas dos meninos e meninas que aparecem o filme. Alguns das comunidades pobres do rio; são paulo; outros do bairro rico alto de pinheiros; e mais outros de cidades pequenas do estado de pernambuco.
Incrível perceber a sensibilidade da câmera que ao relatar atos de violência mostra apenas a chuva sob o céu cinzento, panorâmicas sobre as grandes cidades e os grandes contrastes e desigualdades que as cortam.
Senti arrepios ao ouvir os lindos textos de duas meninas, uma que lê vinícius, manoel bandeira e carlos drumond de andrade na pequena cidade do interior de pernambuco e que escreveu um poema sobre exílio ao pensar em sair de sua origem e outra que um ano após terminar o segundo grau quando dizia que só conseguia escrever quando estava muito triste, diz não mais escrever depois que começou a trabalhar numa fábrica dobrando calças. Ela não sabe dizer porque.
O coração bateeu mais rápido quando ouvi as meninas do alto de pinheiros falarem da bolha que as separa daqueles "diferentes", bolha formada pelas aulas de natação, inglês, vazio e solidão.
Sensação de abismo para todos. Abismos diferentes, mas igualmente assustadores, frios e cheios de vácuo.

Vontade de continuar a cantar a música e emendar depois do título do filme... Pro mundo inteiro acordar e a gente dormir... dormir... pro dia nascer feliz...

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial